Alegria e descontração marcam festa de integração do Cras em Ilhéus

 

O espaço de festas da Cruzada do Bem pelo Bem foi palco para uma grande comemoração do Dia da Avó e também da integração dos idosos que frequentam as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Ilhéus. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizou o evento para os beneficiários e pessoas cadastradas nos Centros.

 

A comemoração contou com muita música e a cantora Jane Poeta que animou os cerca de 100 participantes. De acordo com uma das assistidas, Verônica Pereira, a festa foi linda e organizada e é uma oportunidade para que o grupo possa fazer uma atividade fora das dependências do Cras. Para a coordenadora do evento, Jane Borges, a festa foi um sucesso, pois todos tiveram oportunidade de aproveitar a festa, confraternizar e trocar experiências entre si.

O Cras é um serviço do Governo Federal que atrela ações de proteção e enfrentamento a situações de risco em áreas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também na comunidade, criando grupos de convivência com idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado.

 

O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de possuir também a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

 

As unidades do Cras disponibilizam para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de atendimento na Assistência Social, cursos para gestantes, grupos de convivência para crianças, adultos e idosos, bem como atividades para a comunidade.

 

Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Barra, Teotônio Vilela e Olivença.

 

De acordo com o secretário da pasta, Ari Santos, “muito desse sucesso se deve ao fato da equipe trabalhar de forma dinâmica e ter muita afinidade e identificação com a comunidade que representam, passando credibilidade e se tornado referência para estes beneficiários”.